A Vale, mineradora responsável pela barragem que rompeu em Brumadinho na última sexta (25), alugou uma fazenda para receber, alimentar e tratar os animais resgatados na tragédia. O Hospital de Campanha tem áreas para bois, porcos e cães, além de uma piscina para acomodar peixes.
Estão abrigados no hospital, até o momento, 16 cães, quatro aves, um bovino e um gato. O setor de terapia intensiva conta com equipamentos para monitoramento de pressão arterial e da função respiratória dos animais. Dois ventiladores mecânicos foram adquiridos para atender os casos mais graves.
“Caso o animal apresente sangramento por perdas ou disfunções sanguíneas, nós temos um banco de sangue para realizar intervenções”, disse o médico veterinário e voluntário Alessandro Martins.
Cerca de 40 profissionais trabalham no resgate da fauna local nas duas margens do Rio Paraopeba. A ação é coordenada pela equipe de biólogos da Vale, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, e conta com a mobilização de voluntários para auxiliar no recebimento dos animais.
Com Agência Brasil
Deixe um Comentário