Peperomia Melancia: dicas para cultivar em casa


A Peperômia Melancia (Peperomia argyreia) é uma planta nativa da Mata Atlântica. Com folhas atraentes, redondas e verde-claras com listras brancas, a espécie é extremamente versátil para ambientes internos, sendo uma das mais desejadas pelos brasileiros. 

De fácil cultivo e manutenção, a planta que também é conhecida como peperômia zebra, requer apenas alguns cuidados para mantê-la saudável e bonita. A seguir, aprenda a plantar e cuidar da espécie em casa. Confira!

Características da Peperômia Melancia

Com crescimento compacto, caule curto e folhas carnosas, a Peperômia Melancia é uma planta herbácea, que geralmente atinge cerca de 25 cm de altura.

Suas folhas têm um formato semelhante a um coração, com tonalidades – listras prateadas ou esverdeadas – que lembram a casca de uma melancia, que fazem jus ao seu nome popular.

Nome popular Peperômia melancia e Peperomia zebra
Nome científico Peperomia argyreia
Categoria Folhagens
Ordem Piperales
Família Piperaceae
Subfamília Piperoideae
Gênero Peperomia
Distribuição Brasil, Equador, Bolívia e Venezuela

Peperômia melancia – Como Cuidar

Desde que esteja em um ambiente favorável e receba cuidados simples, a Peperômia Melancia não apresenta grandes desafios no seu cultivo. 

Para o seu pleno desenvolvimento, você vai precisar realizar os seguintes cuidados:

Onde posso cultivar a Peperômia Melancia? 

As peperômias são espécies que possuem poucas raízes. Ou seja, são plantas que podem ser cultivadas em pequenos vasos, tigelas, cestas suspensas e jardineiras. Mas, sempre com furo para realizar o processo de escoamento da água.

Luminosidade

A Peperômia Melancia gosta de meia-sombra ou sombra. Em ambientes em que fica exposta ao sol, provavelmente, a planta pode apresentar queimaduras nas folhas. Além disso, não é uma espécie que tolera geadas. O mais indicado é cultivá-la em locais que recebam luz solar suave.

Solo

O cultivo da Peperômia Melancia demanda um solo rico em matéria orgânica, que seja permeável e irrigado regularmente. Então, basta um substrato leve, aerado e drenante para que a planta cresça saudavelmente.

Uma boa dica é adicionar perlita ou vermiculita ao solo, que ajuda a aumentar a aeração (a renovação da composição do seu ar, tendendo a igualá-la à do ar atmosférico).

Rega

É uma planta sensível a longos períodos de seca. Portanto, a rega deve ser sempre realizada quando o solo estiver seco até cerca de 2 cm abaixo da superfície. Mas, cuidado com controle, evite encharcá-la, pois em excesso pode apodrecer as raízes. 

Fertilização

O cultivo da peperômia melancia é ideal para ambientes internos e para jardins verticais.

A Peperômia Melancia não demanda um cronograma de adubação tão frequente. Uma vez ou duas vezes durante a primavera já é o suficiente. Uma boa sugestão é usar fertilizante foliares ou via fertirrigação.

Além disso, você pode usar adubos organominerais, a base de compostagem de matéria orgânica, como palha de café.

Temperatura

A Peperômia Melancia prefere temperaturas amenas, que variam entre 18°C e 24°C. Caso esteja num período de temperaturas mais baixas, certifique-se de protegê-la.

Poda

A planta não precisa de podas regulares. O que pode ser feito é remover folhas ou caules mortos para manter a aparência saudável da planta.

Propagação

A propagação da Peperômia Melancia é feita com a estaquia de folhas ou a divisão de touceiras, como descreve abaixo.

A peperômia melancia pode ser facilmente propagada por meio de estacas de folhas ou divisão da touceiras.

Confira um passo a passo simples e prático de como fazer a propagação da Peperômia Melancia:

Estaquia de folhas

  1. Corte em pedaços pequenos uma folha saudável e madura da planta mãe.
  2. É preciso que a parte da planta escolhida tenha uma parte da nervura central.
  3. Posteriormente, deixe os pedaços de folha secarem, por algumas horas. 
  4. Plante-as em um substrato leve, mantendo a umidade.
  5. Após algumas semanas, é possível notar as raízes e novos brotos se desenvolverem.

Divisão de touceira

  1. Com cuidado retire a planta da terra.
  2. Atenção e delicadeza para preservar as raízes da planta.
  3. Faça a divisão da touceira em partes.
  4. É essencial que a cada parte tenha raízes saudáveis e folhas.
  5. Plante cada nova divisão em um vaso, adicione substrato rico em nutrientes.
  6. Garanta que o solo esteja úmido, mas não encharcado.
  7. Os novos brotos vão começar a crescer em cada nova planta.

Pragas e doenças 

A Peperômia Melancia é uma espécie suscetível ao ataque de ácaros, cochonilhas, fungos e bactérias. Inclusive, os problemas de cultivo mais comuns da planta são:  

  • ácaros tendem a causar a descoloração das folhas e teias finas na planta;
  • cochonilhas resultam no aparecimento de manchas brancas, que lembram algodão.

Para evitar que as pragas prejudiquem a saúde da planta é preciso verificar regularmente a planta em busca de sinais de infestação.

Existem produtos para controle de pragas, como água pressurizada e óleo de neem, que são eficazes para remover os ácaros. Já em casos de infestação das cochonilhas, é preciso removê-las manualmente ou utilizar algodão embebido em álcool 70%.

Nesses casos, faça movimentos delicados e cuidadosos, para conseguir retirar descarte sem espalhar a praga pela planta. 

Gostou do conteúdo? Agora você sabe tudo sobre como cultivar a Peperômia melancia em casa. Seguindo estas dicas simples, você terá uma planta saudável e com uma beleza deslumbrante por muitos anos.

No setor de jardinagem da Cobasi, você encontra a peperômia melancia exclusiva para modalidade de retirada em loja. Como também, encontra tudo o que é essencial para o seu cultivo, como vasos, substratos, regadores e muito mais. Aproveite nossas promoções!





Continua Lendo…