Um homem acusado de chutar a perna de um bisão no parque nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, enquanto estava alcoolizado foi ferido pelo animal e, posteriormente, preso, disseram autoridades do parque na segunda-feira (29).
Clarence Yoder, natural de Idaho, se aproximou do bisão na tarde do dia 21 de abril, em uma estrada cerca de 11 quilômetros a leste da entrada oeste do parque, de acordo com um comunicado de imprensa do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos.
O comunicado afirma que guardas florestais foram à área depois de receber “um relato de um indivíduo que assediou um rebanho de bisões e chutou um bisão na perna.
Eles localizaram o veículo do suspeito perto da entrada oeste e o pararam na cidade de West Yellowstone, em Montana”.
Em seguida, os guardas levaram Yoder, de 40 anos, para um centro médico próximo, onde ele foi “avaliado, tratado e liberado dos cuidados médicos”, pontua a nota.
Então, ele foi levado para o centro de detenção do Condado de Gallatin, em Bozeman, em Montana.
O parque não deu mais detalhes sobre o caso ou a lesão de Yoder.
Motorista também foi preso
Yoder enfrenta quatro acusações, segundo o comunicado:
- Estar sob a influência de álcool em um grau que possa colocar a pessoa em perigo
- Conduta desordeira que crie ou mantenha uma condição perigosa
- Se aproximar da vida selvagem
- Perturbar a vida selvagem
O motorista do veículo em que Yoder viajava, McKenna Bass, de 37 anos, de Idaho Falls, Idaho, também foi preso, ressalta a nota.
Yoder e Bass renunciaram aos seus direitos de serem representados por advogados e se declararam inocentes em 22 de abril, de acordo com documentos de um Tribunal Distrital dos EUA obtidos pela CNN,
Cada violação pode acarretar multas de até US$ 5 mil (R$ 25 mil) e seis meses de prisão. O caso continua sob investigação, disse o comunicado.
Primeiro incidente com bisões em 2024
Os parques nacionais dos EUA podem representar perigos para os visitantes, especialmente aqueles que não prestam atenção aos avisos sobre a vida selvagem e os perigos naturais.
Yellowstone informou que este foi o primeiro incidente relatado de um visitante ferido por um bisão em 2024. Houve um incidente do tipo em 2023 e três em 2022.
O parque emite avisos, dizendo aos visitantes que se lembrem de que os seus animais “são selvagens e podem ser perigosos quando abordados”.
“Quando um animal estiver próximo a um acampamento, trilha, calçada, estacionamento ou em área urbanizada, dê espaço para ele”, advertem.
“Fique a mais de 23 metros de distância de todos os animais de grande porte – bisões, alces, carneiros selvagens, veados, alces e coiotes – e a pelo menos 91 metros de distância de ursos e lobos”, adicionam.
O bisão macho adulto pode atingir até 900 quilos, de acordo com o parque de Yellowstone. Apesar do seu tamanho, são considerados ágeis e podem correr a até 48 quilômetros por hora.
Eles podem pular objetos com cerca de 1,5 metro de altura e podem ser agressivos.
Compartilhe:
Deixe um Comentário