Sim, o gamba morde, porém apenas como mecanismo de autodefesa. Ou seja, eles só atacam quando se sentem ameaçados pela presença de humanos ou outros animais.
Para evitar que você ou seu pet sejam atacados por um gambá, confira algumas dicas para um manejo correto, caso você encontre o animal em sua casa ou jardim.
Os gambas oferecem perigo?
Os gambás, também conhecidos como saruês ou raposinhas, a princípio, não oferecem perigo.
Entretanto, há algumas situações em que o contato com o animal pode acabar transmitindo doenças. Por exemplo, o contágio da raiva acontece por meio da mordida, caso o gambá esteja infectado com o vírus.
Além disso, o contato com a urina ou fezes dos gambas durante as enchentes, podem acarretar o desenvolvimento de leptospirose e verminoses. Inclusive em animais domésticos.
O que fazer quando encontrar um gambá?
Os gambás são animais que costumam sair à caça de alimentos apenas no período da noite. Caso você encontre o animal no seu jardim ou parques próximos, o recomendado é:
- evite tentar pegar o animal;
- mantenha cães e gatos longe da região;
- entre em contato com os bombeiros ou centro de zoonoses da sua cidade;
- higienize a casa para remover possíveis fezes e urinas.
Como evitar que um gambá entre em casa?
Para evitar que um gambá entre em sua casa, os principais cuidados são a higiene e cortar rotas de passagem do animal.
O primeiro passo é evitar deixar sacos de lixo abertos e frutas e rações de gatos ou cães expostas. Essa combinação é atrativa para gambás que vivem em centros urbanos e procuram comida.
Além disso, mantenha o jardim e as árvores podadas, pois elas podem servir de esconderijo para o animal ou rota de fuga para locais como o telhado da sua casa.
O que fazer se um gambá me morder?
Caso você ou seu animal de estimação tenha sido mordido por um gambá, o indicado é procurar uma unidade de saúde ou clínica-veterinária próxima.
Dessa maneira, você conseguirá fazer a higienização da região afetada para evitar infecções. Além de realizar os processos necessários para evitar o contágio de raiva.
Gostou de saber que um gambá raramente morde e o que fazer caso encontre o animal? Para aprender mais sobre mamíferos, continue navegando no Blog da Cobasi.
Deixe um Comentário