Na natureza, há mais de 20 mil espécies, dívidas em diversos tipos, cores e tamanhos. Isso sem falar nas que podem ser classificadas por sua localização geográfica ou raridade. Por isso, nós listamos os principais tipos de borboletas que existem no planeta. Confira!
Tipos de borboletas exóticas
Borboleta-azul-morpho (Morpho spp)
Com o nome científico de Morpho spp, a espécie é nativa das densas florestas tropicais das Américas do Sul e Central. Ela se destaca pela combinação de preto com azul vibrante de suas asas.
As asas da borboleta-azul-morfo tem esse tom por dois motivos: desorientar possíveis predadores e atrair o sexo oposto. Sua alimentação é baseada em pequenas frutas encontradas nas florestas.
Borboleta-coruja-das-neves (Boloria titânia)
A borboleta-coruja-das-neves é uma espécie que recebe esse nome devido à combinação única de suas asas. Olhando de longe, elas se assemelham aos olhos atentos de uma coruja.
A Boloria titânia usa esse visual como método de defesa, pois são capazes de assustar seus predadores, garantindo que ela tenha tempo de escapar. Seu habitat natural são os climas frios da América do Norte e dos Montes Urais.
Borboleta-quebra-nozes (Charaxes candiope)
A borboleta-quebra-nozes é uma das espécies mais conhecidas do continente africano. Isso acontece devido ao tom alaranjado forte de suas asas, combinados com manchas pretas e marrons.
Considerada uma borboleta exótica, a Charaxes candiope possui um papel fundamental para o equilíbrio do ecossistema das florestas africanas. Pois, ao se alimentar de frutas e do néctar das flores, elas contribuem para a manutenção do bioma.
Calimórfa-de-quatro-pintas (Euplagia quadripunctaria)
A Calimórfa-de-quatro-pintas é um inseto que pode ser encontrado entre Espanha, Portugal e Norte da África. Inclusive, ela é fundamental para a manutenção das florestas e áreas arborizadas onde vive, pois ajuda na polinização das flores.
O que torna a Euplagia quadripunctaria exótica é a combinação laranja e preta de suas asas. Que, quando fechadas, assumem um tom e outro quando estão abertas.
Borboleta-harmonia (Cithaerias pireta)
Originária das florestas da América Central e do Sul, a Cithaerias pireta é chamada de borboleta-harmonia devido a uma característica curiosa de suas asas. Elas são tão transparentes que se assemelham a um pedaço de vidro.
Para completar o visual, na parte inferior das asas, há manchinhas nas cores rosa ou vermelha. Esse detalhe cumpre a função de simular a cabeça de uma cobra, afastando assim seus predadores.
Tipos de borboletas brasileiras
Borboleta-monarca (Danaus plexippus)
A borboleta-monarca é uma espécie migratória que pode ser encontrada do norte do Brasil até a América do Norte. Quando é outono no hemisfério Norte, elas voam mais de 4.800km até o Sul para aproveitar a primavera.
No Brasil, essas borboletas têm como habitat natural as regiões de clima mais quente, próximas da linha do Equador. Sua principal característica é a coloração laranja com detalhes pretos nas asas.
Borboleta-azul-de-cauda-longa (Lampides boeticus)
A borboleta-azul-de-cauda-longa é um tipo de borboleta que habita tanto centros urbanos, quanto rurais. É comum encontrá-las em bosques, jardins e parques em cidades de clima quente.
Por ser uma espécie que se alimenta do néctar das flores, a Lampides boeticus tem um papel importante na polinização e propagação das plantas.
Borboleta-zebra (Heliconius charithonia)
É por causa das asas pretas com listras brancas que a borboleta-zebra recebe esse nome. Aliás, as listras servem como proteção contra aves, pois são altamente tóxicas se consumidas.
Uma curiosidade sobre a espécie é que ela possui hábitos diurnos. Ou seja, sai para se alimentar durante o dia e permanece escondida durante a noite. Além do Brasil, é possível encontrá-la em outros países da América Latina.
Borboleta-olho-de-coruja (Caligo spp.)
A borboleta-olho-de-coruja chama a atenção pela forma de suas asas, que são semelhantes aos olhos de uma coruja em alerta. Isso é essencial para que elas possam assustar seus predadores e conseguir escapar.
Seu habitat natural é a Mata Atlântica, principalmente entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Um detalhe importante sobre a espécie, é que ela mede 18cm de altura, sendo uma das maiores borboletas da natureza.
Tipos de borboletas pequenas
Borboleta-lima-limão (Papilio demoleus)
A borboleta-lima-limão é um inseto nativo do Sudeste Asiático e tem como principal característica o tamanho compacto, que varia entre 7 e 9cm. Seu corpo combina tons fortes de verde e preto.
Tendo como habitat natural as florestas tropicais do continente, ela é famosa pela agilidade do voo e sua importância para a manutenção do bioma.
Borboleta-azul-de-cabeça-vermelha (Cupido decoloratus)
Esse tipo de borboleta pode ser considerado o menor espécime do planeta pois tem de 2 a 3cm de envergadura. Seu aspecto tem como destaque a combinação do azul delicado das asas com o vermelho forte da cabeça.
Na Europa, de onde é nativa, a borboleta azul é vista com frequência em prados ou campos localizados entre áreas urbanas e rurais.
Borboleta-de-asa-quebrada (Callophrys rubi)
A borboleta-de-asa-quebrada é conhecida pelo seu poder de camuflagem. Uma que vez que, devido à coloração verde clara de suas asas, consegue pousar e se esconder nas folhas das plantas.
Com envergadura máxima de 3cm, ela tem como habitat natural, florestas, jardins e campos na região ibérica da Europa, composto por Espanha e Portugal.
Borboleta-dama-americana (Vanessa virginiensis)
Um tipo de borboleta pequena nativa do continente americano é a borboleta-dama-americana. Sua coloração laranja, preta e branca se distribui em uma envergadura que chega a, no máximo, 6cm.
Seu habitat natural varia de acordo com o país em que o animal se encontra. Entretanto, é comum vê-la sobrevoando jardins e áreas arborizadas de grandes cidades.
Borboleta-marfim (Hesperia comma)
A borboleta-marfim é um inseto que habita parte da América do Norte e da Europa. A sua principal característica é coloração marfim do corpo distribuída em 3cm de envergadura.
Sua alimentação é baseada no néctar de flores que encontra enquanto sobrevoa campos abertos e prados de zonas rurais e urbanas.
Maiores borboletas do mundo
Borboleta-rainha-Alexandra (Ornithoptera alexandrae)
A maior borboleta do mundo tem 31cm de envergadura, sendo originária da Ásia e da Oceania. Descoberta no início do século XX, hoje a espécie corre risco de extinção devido à destruição do seu habitat natural.
Asa-de-pássaro Golias (Ornithoptera goliath)
A asa-de-pássaro Golias é o nome popular da Ornithoptera goliath, está localizada na Oceania, principalmente na Austrália. Sua envergadura aproximada é de 28cm.
As fêmeas possuem tons marrons, brancos e cinzas. Os machos, por sua vez, apresentam coloração laranja, verde e azul vibrante. O que torna fácil a tarefa de diferenciá-las.
Borboleta asa-de-pássaro dourada (Ornithoptera croesus)
A borboleta asa-de-pássaro dourada é originária da Indonésia, sendo considerada uma espécie com risco de extinção desde 2018. Com 20cm de envergadura, ela chama a atenção pela combinação amarela, laranja, preta e marrom de suas asas.
Asa-de-pássaro de Palawan (Trogonoptera trojana)
A borboleta asa-de-pássaro de Palawan, é nativa da ilha de mesmo nome localizada nas Filipinas. Com 19cm de envergadura, ela chama a atenção pela diferença de cores das asas entres machos (detalhes verdes e azuis) e fêmeas (detalhes marrons).
Asa-de-pássaro opalescente de Buru (Troides prattorum)
Como o próprio nome sugere, o asa-de-pássaro opalescente é um inseto que tem seu habitat na ilha de Buru, na Indonésia. O charme deste animal com 19cm de envergadura é a combinação de amarelo e preto das asas.
Gostou de conhecer os principais tipos de borboletas do mundo? Continue no Blog da Cobasi e conheça mais animais exóticos e silvestres.
Deixe um Comentário