Calopsita pode comer cenoura? Descubra!


Ficou em dúvidas se calopsita pode comer cenoura? Atrativo e saboroso, esse legume pode ser adicionado como petisco na dieta do seu pet. A seguir, saiba os benefícios e a maneira correta de oferecer o alimento. Confira!

Benefícios da cenoura para calopsita

A base da dieta da ave deve ser a ração, porém, como complemento, os tutores podem adicionar outros alimentos, como legumes. Dentre eles, a calopsita pode comer cenoura, se oferecida de maneira adequada e na quantidade correta.

Então, se servida adequadamente, a cenoura pode oferecer diversos benefícios ao pássaro. Isso porque, o legume é rico em nutrientes essenciais para as aves, como: 

  • vitaminas A, K e C;
  • minerais;
  • antioxidantes;
  • cálcio;
  • potássio;
  • magnésio.

Nutrientes que, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, são importantes para o processo de renovação celular e da pele das calopsitas.

Como dar cenoura para a calopsita?

Para os tutores que pretendem incluir a cenoura na dieta do calopsita, aqui vão algumas dicas:

Dê em pequenas porções e pedaços de cenoura

Os legumes são alimentos muito atrativos às calopsitas.

A quantidade de cenoura para a calopsita deve ser definida em conjunto com um veterinário. Mas, de modo geral, é preciso oferecer o legume em pequenos pedaços, de uma a duas vezes por semana. 

Lave bem o legume

É recomendado que antes de oferecer a cenoura para a calopsita, lave o legume, para evitar a ingestão de resíduos de agrotóxicos e parasitas.

Crie um rotina alimentar com cardápio variado

Apesar da cenoura ser uma ótima sugestão de petisco para calopsita, não é recomendado oferecer apenas o alimento. Crie uma dieta balanceada combinando rações, frutas, verduras e outros legumes.

Calopsita pode comer cenoura crua ou cozida? Sim!

Crus ou cozidos, a cenoura deve ser fresca e de qualidade. Uma boa sugestão é adicionar um pouquinho de mix de sementes para ajudar a chamar atenção da ave.  

Além disso, atente-se à vontade da calopsita. Não force a introdução de qualquer alimento na rotina, sem que haja um interesse do animal. Se ela recusar, não insista. 

Gostou do conteúdo? Se ficou com alguma dúvida sobre alimentação de calopsitas, continue a visita no Blog da Cobasi e saiba mais sobre tudo relacionado às aves. Até a próxima!





Continua Lendo…