Os cachorros colocam a língua para fora por uma série de razões, como para se refrescar, quando estão relaxados ou até para se recuperar após exercícios, aumentando a respiração.
Embora seja um comportamento comum, em alguns casos pode ser um sinal de problemas de saúde, como estresse, inflamação ou até a síndrome da língua pendurada.
Abaixo estão as principais razões pelas quais a língua do seu cão fica para fora:
Esfriando o corpo
A explicação mais comum para o cachorro com a língua para fora é quando ele está com calor e fica ofegante.
As respirações ofegantes com a língua para fora permite que o cão inspire, umidifique e expire o ar rapidamente, o processo é chamado de termorregulação.
A cada inspiração, aumenta a evaporação da água do nariz e dos pulmões do seu cão, o que ajuda a dissipar o calor e resfriar o corpo de dentro para fora.
Portanto, nesse caso, a língua para fora do cachorro é um mecanismo que serve para regular a temperatura corporal, já que os cães não possuem glândulas sudoríparas.
Traços genéticos
Devido à genética, algumas raças de cães são mais propensas a ficar com a língua para fora. Isso pode acontecer pelas seguintes causas:
- suas línguas são muito grandes para suas cavidades orais;
- seus ossos maxilares podem não conseguir sustentar suas línguas;
- podem estar faltando dentes que, de outra forma, manteriam suas línguas contidas.
Isso é mais comumente visto em cães braquicefálicos ou de focinho achatado, como bulldog, pug e shih tzu.
Síndrome da língua pendurada
É uma condição em que a língua do cachorro fica pendurada permanentemente para fora da boca. Entre as principais causas estão:
- defeitos congênitos;
- lesões;
- problemas neurológicos.
A síndrome acomete cães de raças menores e braquicefálicas, como os pugs. Se não for tratado adequadamente, o cão pode sofrer com a secura e rachaduras da língua. Portanto, é importante conversar com seu veterinário sobre métodos de tratamento.
Estresse e ansiedade
Se você encontrar o cachorro colocando a língua para fora e tremendo, isso pode ser um sinal de estresse e ansiedade. Às vezes, os cães têm esse comportamento para lidar com a sensação.
Em alguns casos, a língua para fora pode estar acompanhada de outros sintomas, como
- lamber os lábios;
- bocejar excessivamente;
- evitar o contacto visual;
- andar de um lado para o outro;
- choramingar.
Provando o ar (Reflexo de Flehmen)
Os cachorros adoram explorar o mundo através dos seus sentidos. Usando o paladar, os pets muitas vezes colocam a língua para fora e lambem o ar para pegar partículas de odor.
Esse comportamento é conhecido como Reflexo de Flehmen, que ajuda os cães a captar aromas e feromônios que o olfato não consegue detectar.
Relaxamento
O cão com a língua para fora pode ser apenas um sinal de puro relaxamento. Por exemplo, assim como alguns de nós dormimos com a boca aberta, os cães podem deixar a língua para fora enquanto descansam.
Introdução de novos medicamentos
Seu cão começou a tomar um novo remédio e começou a colocar frequentemente a língua para fora? Esse é um sintoma comum relacionado à introdução de novos medicamentos, que deve ser notificado ao profissional que prescreveu a solução.
Problemas dentários
Dentes soltos, doenças periodontais e gengivais ou abscessos dentários, são alguns dos problemas que podem causar dor, desconforto e fazer com que seu cão mantenha a língua fora da boca.
Inflamações
Quadros inflamatórios podem fazer seu cão colocar a língua para fora. Se notar que o seu cão apresentou inchaço, vermelhidão, lesões ou sintomas de infecção na região da boca, procure um veterinário.
Problemas neurológicos
Doenças que causam danos nos nervos, lesões cerebrais ou doenças degenerativas podem afetar os músculos e nervos que controlam a língua.
Como evitar que o cachorro fique com a língua para fora?
São muitos fatores que podem deixar o cachorro com a língua para fora e cada um com um cuidado para evitar ou minimizar o comportamento.
Entre as causas que detalhamos acima, saiba as principais ações para evitar que o cachorro fique com a língua para fora:
O conteúdo te ajudou? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra diversos conteúdos com tudo o que você precisa saber sobre a saúde do seu pet. Aproveite a visita e confira quais são as 10 doenças de cachorro mais comuns e como preveni-las. Até a próxima!
Deixe um Comentário