Aprenda como atrair beija-flor: 7 dicas práticas e fáceis


Para atrair beija-flores, crie o ambiente perfeito: com flores coloridas, bebedouros pendurados e poleiros. Esses são alguns dos elementos essenciais para receber a presença dessas belas aves.

Transforme seu jardim! A seguir, saiba tudo sobre como atrair beija-flor. Preparamos um guia completo com dicas práticas para tornar o seu ambiente mais convidativo para receber esses incríveis pássaros. Confira!

1. Quanto mais flores melhor!

Os beija-flores são polinizadores naturais, atraídos pelo néctar de uma variedade de flores. Então quanto mais, melhor.

Como essas aves fascinantes precisam se alimentar com frequência – em média a cada 15 ou 20 minutos – com seus bicos longos e línguas sulcadas estão sempre em busca do néctar das plantas.

Geralmente, preferem as flores de cores vibrantes, como vermelho, rosa, amarelo e laranja. Como também as espécies com pétalas longas, em formato de tubo, nas quais os bicos compridos se encaixam melhor.

Melhores plantas para atrair beija-flor

Como o próprio nome já diz, o beija-flor tem preferência por espécies com flores. Entre as suas favoritas estão:

  • Brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida);
  • Chapéu-chinês (Holmskioldia sanguínea);
  • Estrelícia (Strelitzia reginae);
  • Malvavisco (Malvaviscus arboreus);
  • Paineira-das-pedras (Ceiba erianthos);
  • Justicia-vermelha (Megaskepasma erythrochlamys);
  • Odontonema (Odontonema strictum);
  • Flores-de-cardeal (Lobelia cardinalis);
  • Camarão-amarelo (Pachystachys lutea);
  • Madressilva (Lonicera japonica);
  • Hibiscos (Hibiscus sabdariffa L.);
  • Lantana (Lantana camara);
  • Lanterna-japonesa (Abutilon megapotamicum).

2. Agrupe plantas semelhantes de maneira estratégica

Uma ótima dica é juntar as flores de cores semelhantes em grupos. Isso vai deixar o seu jardim mais visível para os beija-flores para que eles consigam localizar as fontes de néctar.

3. Não use pesticidas

Segundo Sheri L. Williamson, autora de “ A Peterson Field Guide to Hummingbirds of North America“: “Os pesticidas são a ameaça número um para os beija-flores”.

O uso de pesticidas nas plantas pode interromper os instintos migratórios, o que vai resultar na diminuição da polinização. Além disso, as substâncias tóxicas combatem os insetos dos quais dependem para se alimentar. 

4. Os beija-flores precisam de água

Um bebedouro para pássaros, fonte ou pequeno lago avisa os passarinhos que ali são lugares para beber e se banhar. Apenas certifique-se de periodicamente garantir que água está limpa. 

Em fontes e riachos, é importante colocar pedras que quebrem a superfície da água, pois isso permite que as aves saibam a profundidade e lhes dá algo para pousar, já que os seus pés são muito fracos.

Na Cobasi, você encontra diversos modelos de bebedouros para beija-flores, que além de oferecer uma fonte de água acessível, também são um convite para que seu apartamento, varanda, quintal e jardim sejam visitados por essas criaturas.

É verdade que água doce pode fazer mal ao beija-flor?

De acordo com Elizabeth Höfling, professora de zoologia da USP, em entrevista ao Estadão: “Não há problema em diluir açúcar em água e oferecê-la para beija-flores. A única precaução é limpar diariamente o recipiente com sabão e água em abundância”.

5. Alimentadores de beija-flores são indicados

Para garantir uma oferta contínua de néctar e atrair ainda mais as visitas dos beija-flores, uma boa dica é disponibilizar bons alimentadores para a ave.  

Existem diversos produtos que fornecem aos beija-flores o néctar, vitaminas e minerais essenciais para pássaros polinizadores. 

6. Forneça um local seguro para os beija-flores descansarem

Quando não estão se alimentando, os beija-flores precisam descansar. Poleiros, galhos finos sem folhas, árvores e arbustos são ótimas opções, pois as aves preferem pousar em locais protegidos, isolados e que não fiquem próximos do solo.

Fornecer esses lugares para eles pousarem aumenta as chances de mantê-los em seu jardim por mais tempo. Principalmente a noite, quando o beija-flor entra em um estado de descanso, onde seu metabolismo desacelera para repousar. 

Geralmente, os machos empoleiram-se em qualquer lugar aberto, como em galhos. Já as fêmeas e as aves mais jovens, gostam de permanecer em espaços mais escondidos, como árvores, arbustos e trepadeiras.

7. Seja paciente

Pode levar algum tempo até que os beija-flores encontrem seu jardim. Mas, se você fornecer a eles o habitat certo, eles acabarão aparecendo. Então, que tal recapitular as dicas para ver se não deixamos nada passar? Vamos lá!

  • Plantar as flores preferidas do beija-flor e, de preferência, agrupá-las para maximizar as chances da ave encontrar seu jardim.
  • Não use pesticidas.
  • Garanta água limpa.
  • Limpe diariamente o bebedouro e alimentadores da ave.
  • Forneça um lugar seguro para descanso.

O que simboliza a visita de um beija-flor?

Muitas pessoas acreditam que a visita de um beija-flor traz uma nova energia para o ambiente. Quando o passarinho se aproxima de uma pessoa, pode ser interpretado como um sinal de que essa pessoa precisa se curar.

Também tem os significados culturais relacionados à presença de um beija-flor:

  • para os antigos maias: os beija-flores eram mensageiros dos desejos e pensamentos dos homens e dos deuses;
  • na cultura guarani: significa que as aves tinham a função de transportar as almas dos falecidos.

Gostou do conteúdo? Agora você já sabe como atrair beija-flor. No Blog da Cobasi você encontra muito mais curiosidades sobre um dos menores pássaros do mundo.

Confira o conteúdo exclusivo com 7 curiosidades sobre beija-flor. Até a próxima! 





Continua Lendo…